25 outubro 2006

Que diferença faz um voto?

Quanto vale meu voto?

Um voto faz a diferença entre ganhar ou perder um eleição - o candidato vencedor precisa ter cinquenta por cento dos votos mais um.

E de quem é esse mais um, esse voto fundamental, um voto tão importante que decide quem vai governar sob vários aspectos as vidas de quase duzentos milhões de pessoas?

De quem é esse voto - que em casos extremos - faz a diferença entre a riqueza e a pobreza, entre a luz e a escuridão, entre o futuro e o passado, entre a prisão e a liberdade e até entre a vida e a morte?

De quem é esse voto que supera todos os outros?

Esse voto é meu. Essa pessoa sou eu. Essa pessoa somos nós.

O momento em que eu aperto o botão - esse frágil e minúsculo momento, essa insignificante fração de tempo - foi precedido por uma trajetória onde encontrei todo o tipo de gente - pessoas ricas, pobres, ignorantes, inteligentes, pessoas elegantes, esfarrapadas, honestas, sujas, limpas, perdidas, pessoas espertas, cansadas, dignas, envergonhadas...

Contemplo esse frágil e minúsculo momento de tempo, em que me encontro protegido apenas por uma simples cabine de papelão - dentre as milhares cabines de papelão onde todo o tipo de gente também aperta um botão. Nesse momento, sou mais poderoso que os generais. Sou mais rico que o foi o rei-sol. Essa singela cabine de papelão é mais resistente que exércitos blindados.

Nesse frágil e minúsculo momento de tempo , sou mais importante que o presidente – ele depende de milhões de voto e mais o meu – eu dependo apenas do meu.

Não queremos ao nosso lado, compartilhando nosso pequeno momento de grandeza, quem não tem consciência. Desejamo-lhes sorte e que sejam felizes em suas jornadas.

Mas a maioria dos milhões de eleitores têm consciência. Se quiserem votar num candidato sem ética, confrontados com a realidade dos fatos, no momento em que apertarem o botão, eles dirão para suas próprias consciências:

- Ele errou, mas fez bem feito. Não o pegaram.

Eu digo a esse eleitor :

-Tire esse peso da sua consciência - se você tem uma! Ainda há tempo.

Nesse frágil e minúsculo momento de tempo em que me encontro protegido por essa gigantesca cabine de aço resistente a bombas nucleares,
Eu desminto Fernando Pessoa

Sou tudo,
Sempre serei tudo
Posso querer ser tudo


Independente de quem vença quaisquer eleições.
Não sou um eleito – sou o eleitor.

Eu venci.

Esse voto é meu.
Esse voto é seu.
Esse voto é nosso.

Nós vencemos.

5 Comments:

Blogger Luís Ricardo said...

Parabéns pelo texto.
Todo aquele que pensa em votar nulo deveria ler isso, ou ouvir isso. Ainda que você tivesse pregado o voto a Lula (o que graças aos céus não fez), valeria só por dizer o quanto é importante. Sei de pessoas que anseiam pelo voto facultativo só para poder ira à praia ou ao clube no dia da eleição. Seu texto dá um golpe fatal nessa idéia absurda.
Gostaria que todos aqueles que votarem em Lula no domingo refletissem um minuto com sua consciência. Muitos entregarão a nação, o futuro de seus filhos,por mais quatro anos de benesses, ou pior, pela expectativa delas. Entregarão o país aos totalitários desonestos por rancor do passado, ódio de gente talvez ruim, talvez desonesta, porém democrática. É... seria bom se todos tivessem uma consciência.

2:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns.

Nestes tempos em que é chique, moda, bacana, pregar o voto nulo, alguém tem de lembrar que o voto de minerva pode ser o seu e mesmo que não seja ele só existira se você votar!

4:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro grix fronte,

Espero que Alckmin vença por UM VOTO!!! O seu? O meu? Não!!! O daquele pedreiro que disse que nunca mais votará no seu irmão, pudim de cachaça.

4:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Que diferença faz um voto?
Maravilhoso! Desengasguei!

8:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

Que diferença faz um voto?
Maravilhoso! Desengasguei!

8:59 AM  

Postar um comentário

<< Home